3º - Terceiro Mandamento

3º) - Terceiro Mandamento: GUARDAR OS SABÁDOS

(Ex 20,8-11) "Guardarás o dia de sábado para santificá-lo"

( Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto em honra do Senhor"

(Ex 31,15). O sábado, que representava o término da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a Ressurreição de Cristo. A Igreja celebra o dia da Ressurreição de Cristo no oitavo dia, que é corretamente chamado dia do Senhor, ou domingo. No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa, evitando as atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo. A instituição do domingo contribui para que todos tenham tempo de repouso e de lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa. Todo cristão deve evitar de impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o dia do Senhor. "O domingo... deve ser guardado em toda a igreja como o dia de festa por excelência ". No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa e das celebrações litúrgicas.

6 comentários:

  1. Onde tem na Biblia, que foi trocado o sabado pelo domingo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu como conhecedora e leitora da biblia confirmo q ñ foi trocado o sábado pelo domingo,nao existe escrito isto na biblia.

      Excluir
  2. APOCALIPSE 1:1-3 DEUS POR INTERMEDIO DO SEU ANJO,NOTIFICOU AO SEU SERVO JOÃO,O QUAL ATESTOU A PALAVRA DE DEUS EO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO,QUANTO A TUDO QUE VIU.BEM AVENTURADOS AQUELES QUE LEEM E AQUELES QUE OUVEM AS PALAVRAS DA PROFECIA E GUARDAM AS COISAS NELA ESCRITAS,POIS O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.

    DEUS DISSE POR INTERMEDIO DE SEU ANJO AO SEU SERVO JOÃO,ESTÁ LÁ ESCRITO NA BIBLIA, LEEM PARA CONFIRMAR!,ESTÁ ESCRITO EM APOXALIPSE 22:18-20 EU,A TODO AQUELE QUE OUVE AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO,TESTIFICO:SE ALGUÉM LHES FIZER QUALQUER ACRÉSCIMO,DEUS LHE ACRESCENTARÁ OS FLAGELOS ESCRITOS NESTE LIVRO;E,SE ALGUÉM TIRAR QUALQUER COISA DAS PALAVRAS DO LIVRO DESTA PROFECIA,DEUS TIRARÁ A SUA PARTE DA ÁRVORE DA VIDA,DA CIDADE SANTA E DAS COISAS QUE SE ACHAM ESCRITAS NESTE LIVRO.
    AQUELE QUE DÁ TESTEMUNHO DESTAS COISAS DIZ:CERTAMENTE,VENHO SEM DEMORA.AMEM!VEM,SENHOR JESUS!

    POR TANTO OS DEZ MANDAMENTOS ESTA NO LIVRO DE EXODO 20:1-17 DEUS DIZ:LEMBRATE DO DIA DE SÁBADO,PARA O SANTIFICAR.CERTO!
    VEJA EXODO 31:15-18 O SÁBADO ALIANÇA PERPETUA NAS SUAS GERAÇÕES,ENRE MIM E O POVO DE ISRAEL É SINAL PARA SEMPRE.VEJA,SE SOMOS FILHOS DE ADÃO E EVA,DE MOISES SOMOS TAMBÉM FILHOS DE ISRAEL POR QUE NÃO QUARDAR O SABADO?

    O SABADO FOI SUBESTITUIDO PELO DOMINGO POR QUE?
    SE DEUS DIZ QUE O SABADO É SINAL PARA SEMPRE!
    ESTUDEM A BIBLIA NELA ESTA TODA A VERDADE...

    ResponderExcluir
  3. O Termo: "é substituído pelo domingo";

    ...Não é substituir o sábado pelo domingo, mais sim: "Testificando que, guardemos o sábado por testemunho nas escrituras sagradas; É não o domingo por ser o sétimo dia! - Ou último dia da semana!"

    O substituir faz semelhança para entendimento ao repouso do dia de sábado, e não ao domingo sendo o último da semana!

    Entendido???

    ResponderExcluir
  4. leia a bíblia e verão o que Deus disse conheçereis a verdade e a verdade vos libertaras

    ResponderExcluir
  5. biblicamente o termo substituir o domingo pele Sabado não mostra a verdade com precisão, deixa muitas lacunas abertas.

    ResponderExcluir

Artigos mais lidos do Blog | Em 2013